Remoção de Vírus

     Um vírus de computador é um programa malicioso desenvolvido por programadores que, assim como um vírus biológico, infecta o sistema, faz cópias de si mesmo e tenta se espalhar para outros computadores, utilizando de diversos meios.

 

 

     A maioria das contaminações ocorre pela ação do usuário, executando o arquivo infectado recebido como um anexo de um e-mail, download de imagens, vídeos ou músias. A contaminação também pode ocorrer por meio de arquivos infectados em pen drives ou CDs. A segunda causa de contaminação é por Sistema Operacional desatualizado, sem correções de segurança, que poderiam corrigir vulnerabilidades conhecidas dos sistemas operacionais ou aplicativos, que poderiam causar o recebimento e execução do vírus inadvertidamente. Ainda existem alguns tipos de vírus que permanecem ocultos em determinadas horas, entrando em execução em horas especificas.

 

 

 

Os vírus possuem resumidamente dois objetivos:

 

 

     Primeiro Objetivo: Espionar o computador infectado. Através de várias ferramentas, o vírus armazena informações do computador infectado e os reporta para o seu criador. Denominado como Cavalo de Tróia (ou Trojan Horse),  ele normalmente entra na máquina através de um download efetuado pelo usúario, ele por vir junto com um jogo música ou até mesmo um arquivo de e-mail. Uma vez dento da máquina ele se instala e se espalha por todo o Sistema Operacional assim que pronto começa a  verificar que tipo de arquivos estão armazenados na máquina, se há documentos importantes, se o usuário utiliza a internet para acessar contas bancárias, quais sites são mais frequêntados, tendo estas informações na mão o criador do vírus (denominado como Craker), decide se compensa levar adiante a invasão ou não.

 

     Segundo Objetivo: Destruir o computador. Normalmente o Craker que cria este tipo de vírus tem apenas o objetivos de prejudircar o computador de quem for infectado. O Craker cria o vírus e os envia para seus desafetos, no entanto, todos os vírus tem a função de se multiplicar, assim, a primeira máquina envia o arquivo para a segunda e assim está criado um gigantesco efeito dominó. O vírus mais comum com esta finalidade é o Vírus de Boot, basicamente ele exclui o comando de inicialização do Sistema Operacional (conhecida como a Linha de Boot). Assim o sistema não encotra o caminho para inicilizar.

 

 

 

Como se proteger:

 

 

 

     O primeiro passo é possuir um anti-vírus atualizado, não importa muito qual você utiliza, todos possuem qualidades e defeitos, qua acha que existe um anti-vírus 100% seguro desista, pois este tipo de software sempre terá alguma brécha, uma vez que sempre há novos vírus sendo criados e enviados ha todo momento no Cyber Espaço. O importante é possuir um anti-vírus que sejam periódicamente atualizado com novas proteções para esses novos ataques.

 

     O segundo passo é manter seu Sistema Operacional sempre atualizado, é comum ver usuários que não se incomodam de possuir um S.O. pirata ou desatualizado. Saibam vocês que Sistemas piratas em alguns casos já vem com vírus e os desatualizados possuem bréchas para serem invadidos. Cada vez seu sistema é atualiza, várias aberturas por onde vírus entram são fechadas, os erros são corrigidos, então, sempre que o seu computador informar que seu sistema está desatualizado, fique atento!

 

     E terceiro, cuidado por onde você navega na internet, existem muito sites que foram criados com a finalidade de espalhar vírus, então sempre tome cuidado com os sites que você faz download de imagens, vídeos e músicas. Sua caixa de e-mail's também é um local muito fácil de ser contaminado. Os Craker's utilizam uma técnica chamada de "Engenharia Social" que induzem o usúario a baixar o anexo que está no e-mail.

 

 

 

Exemplo:

 

 

 

De: Fulano@provedor.com

Para: voce@usuario.com.br

Assunto: Fotos da Festa

Mesagem: Oi veja as fotos da festa ficaram lindas!

 

 

Mesmo que você conheça quem está enviando o e-mail pare a pense.

 

 

1º) Você foi para alguma festa com esta pessoa ultimamente? Se não já pare por aí.

 

 

2º) Se sim ainda não clique, repare se o rementente comenta o seu nome na mensagem. Normalmente as mensagens de Crakers possui um conteúdo geral sem especificar o nome das pessoas. Se não  tem o seu nome esqueça novamente de clicar neste anexo.

 

 

3º) Verifique quantas pessoas foram copiadas junto com você. Se as fotos são realmente para você, porque existem outros 200 contatos copiados? Provavelmente este arquivo está sendo enviado para todos os contatos de quem te enviou.

 

 

4º) Olhe se chegou dois ou mais e-mai's iguais da mesma pessoa ou de diferentes. Pois como o vírus se espalha é possível que ele tenha infectado outro contato em comum e já esteja de replicando novamente. 

 

 

Compreenderam as vezes o seu amigo já foi infectado e uma vez infectado ele se duplica e se reenvia para todos os contatos e assim por diante.

 

Este é uma das várias ferramentas, seja extramente desconfiado até de seus melhores amigos na internet.

 

trojan